Resenha da Fotovolt 7, da Ed. Aranda

Estou ficando fã da Aranda. A Fotovolt 7 traz um artigo sobre segurança elétrica para FV excelente, escrito originalmente em uma publicação alemã.

Tanto a Eletricidade Moderna quanto a Fotovolt tem trazido artigos de publicações alemães, sempre muito bons, daí minha empolgação com a Aranda.

Bom…. vamos a esta edição.

Artigos Fotovolt

Desligamento seguro de geradores de FV do lado de corrente contínua

Eu fico muito contente quando alguém aborda a segurança em FV. O João Cunha já havia tratado desse assunto (veja resumo da palestra dele na ENIE aqui) e eu falarei sobre isso na Lumière a partir da próxima edição, não está disponível por iniciativa da publicação.

Mas, vamos ao artigo:

Fazendo um breve preâmbulo, para quem não tem intimidade em projetos ou execução de sistemas de combate a incêndio, uma das primeiras providências que o Corpo de Bombeiros faz ao chegar numa edificação acometida por incêndio é desligar a energia do local.

Em instalações com bombas para o combate ao incêndio, por exemplo, a alimentação das bombas é retirada antes da proteção geral (pelo menos no RJ), a fim de que não haja energia em outro lugar além do estritamente necessário.

Mas, e o lado de corrente contínua de um sistema FV? Como desligo essa alimentação que pode chegar até 1.000Vcc?

É este questionamento que o artigo faz. Chamo a atenção pelos fatos de que não discutimos esse ponto na Comissão da ABNT do projeto de norma de instalações elétricas FV (reli o projeto de norma e não encontrei nada).

Enfim, esse é de leitura obrigatória para todos àqueles que se preocupam com o assunto SEGURANÇA.

História e perspectivas da indústria fotovoltaica global

Mais um artigo muitíssimo interessante.

Vamos ser sinceros, todos nós envolvidos na cadeia de valor da indústria fotovoltaica (projetista, fabricantes, integradores, instaladores, empresas de treinamento) temos especial interesse em que o mercado cresça e normalmente destacamos os pontos positivos.

No entanto, precisa entrar no radar que nem tudo são flores. O modelo de concessão das distribuidoras de energia foi feito privilegiando o consumo; retirar parte desse consumo cedo ou tarde vai afetar as tarifas, em alguma medida.

O gerenciamento e o controle do sistema elétrico de potência também fica mais complicado.

Ok… e o que é mesmo que o artigo aborda? Como se desenvolveu a indústria e o que precisa para que tenha um crescimento economicamente sustentável.

Vou citar um dos parágrafos do final do artigo, para você tomar a decisão se o assunto te interessa.

“Modelos de negócios que incentivam o auto consumo oferecem potencial para mitigação das preocupações da concessionária sobre variabilidade, reduzindo, ao mesmo tempo, suas receitas. Esta dicotomia precisará ser abordada para que a GD FV continue a crescer˜.

Reparem que é essa dicotomia que nos recusamos a encarar. É mais fácil achar que a concessionária é a grande vilã a ser combatida, que GD FV resolverá todos os nossos problemas.

Da forma que estamos no Brasil, será que resolverá?

Se esse questionamento já passou pela sua cabeça, leia o artigo. Se achou que eu falei um monte de besteira, nem perca seu tempo.

Retrofitting em instalações fotovoltaicas

Nessa edição temos a continuação do artigo iniciado na edição anterior,   reforçando o que disse na análise anterior (aqui), apesar de retrofit para FV no Brasil parecer ser prematuro, muitas questões tratadas no artigo são de erros conceituais de projeto, logo, a leitura é bastante interessante.

Outras coisas interessantes

Tem um artigo sobre geração centralizada que trata dos riscos ao desenvolvimento de grandes usinas solares, e entre as muitas propagandas, duas me chamaram a atenção: uma foi a Negrini, tradicional fabricantes de fusíveis, com uma linha de fusíveis para aplicações FV e a outra foi a HellermannTyton com uma linha de abraçadeiras com proteção UV.

Essa edição da Fotovolt pode ser vista AQUI.

Vinicius Ayrão

Vinicius Ayrão, carioca, apaixonado por energia elétrica, seus conceitos e práticas. Graduado em engenharia eletrotécnica, com pós em gestão de projetos e trajetória empreendedora.

Confraria | Comunidade VAF

On Demand | Consultoria

Oportunidades

Biblioteca do Engenheiro

Cursos

Nos Siga nas Redes Sociais

Conhecimento dividido multiplica!

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” Isaac Newton.

O nosso principal objetivo no blog é dividir e disseminar conhecimentos em instalações elétricas, solar FV, segurança em eletricidade e gerenciamento de projetos. É minha contribuição em reconhecimento a todos aqueles cujos exemplos e conhecimentos me fizeram caminhar na profissão, principalmente a meu pai, o engenheiro Luiz Venancio.