O Setor Elétrico 131 – Resenha

A revista O Setor Elétrico 131 traz basicamente os mesmos fascículos da edição anterior, vamos a eles.

Fascículos – Setor Elétrico 131

Geração Distribuída

O fascículo de geração distribuída trata de um sistema de subtransmissão com geração distribuída.

Vale muito a análise de outros enfoques da geração distribuída, até para melhorarmos a atratividade para o País ou chegarmos a conclusão que não é tão bom assim.

O trabalho foi apresentado no Sendi 2016, e escrito pelos engenheiros Murilo Henrique Santos e José Carlos de Melo Vieira.

Iec-61439

Continuamos aqui nas normas de Quadro.

Nessa edição, o Nunziante Graziano trata dos projetos de Normas ABNT IEC 61439 partes de 3 a 7.

Eu não gostei de saber de norma para quadros de obra. Ou você considera que não tem gente qualificada de operação e manutenção ou considera que tem. Em qualquer um dos dois casos, já temos requisitos novos nas normas em vigor.

Precisamos de outra?

É fato que na grande maioria de normas de produto, a comissão é formada em quase sua totalidade por fabricantes. Se o setor da construção civil não estiver sendo bem representado, olha mais uma lambança se formando.

Enfim, acho que devem fazer a leitura do artigo e atentar para o que a comissão está pretendendo, e mais importante, passar a fazerem parte da comissão se o alerta acender.

Curto-circuito para a Seletividade

O Cláudio Mardegan e curto circuito. Preciso mesmo falar que vale a pena a leitura?

Nessa edição, ele trata dos tipos de faltas mais comuns.

Leia e guarde o artigo para futuro.

Aula Prática

E aí, instalou um sistema FV para seu cliente e a conta de energia subiu? Trocaram o medidor e a conta de energia subiu também? Esses medidores estão funcionando?

Bom, o Tiago Rodrigues, o Samuel Tomasin,  Deivid Leal e o Fernando Nunes, fizeram uma série de testes em laboratório simulando um medidor virtual.

As conclusões foram interessantes. Leitura obrigatória.

Espaço 5419

O José Claudio de Oliveira e Silva mandou um recado alto e claro para o pessoal dos para-raios milagrosos.

NÃO PODE!!!

NÃO PODE!!!

NÃO PODE!!!

Legal de ler, tenho certeza que cedo ou tarde esse assunto vai aparecer em uma reunião com o cliente e eu vou me divertir. 🙂

Outros itens legais para ler

Na seção ponto de vista o Marcello Mori, da Dow, trata sobre uso de cabos subterrâneos.

Bem escrita, meio forçosa no meu entender. Os cabos subterrâneos sempre apresentaram menos horas paradas que os aéreos. Aliás, lá em 1998, na minha graduação, ainda lembro de ter visto uma tabela relacionando densidade de carga com tipo de instalação (aéreo, subterrâneo radial, network).

Os índices de confiabilidade do sistema mínimo são determinados, empresas como Hospitais precisam atender uma série de itens normativos a fim de atender a sua necessidade de confiabilidade de sua energia elétrica, por isso, uso dessa alegativa para a defesa do subterrâneo foi meio forçosa.

Nossa decisão como engenheiros é técnico x econômico. Justificar sem números que é melhor, não me agrada.

Mas, leiam e tirem sua conclusão.

O Setor Elétrico 131 pode ser visto AQUI.

Boa leitura.

#conhecimentodivididomultiplica

Vinicius Ayrão

Vinicius Ayrão, carioca, apaixonado por energia elétrica, seus conceitos e práticas. Graduado em engenharia eletrotécnica, com pós em gestão de projetos e trajetória empreendedora.

Confraria | Comunidade VAF

On Demand | Consultoria

Oportunidades

Biblioteca do Engenheiro

Cursos

Nos Siga nas Redes Sociais

Conhecimento dividido multiplica!

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” Isaac Newton.

O nosso principal objetivo no blog é dividir e disseminar conhecimentos em instalações elétricas, solar FV, segurança em eletricidade e gerenciamento de projetos. É minha contribuição em reconhecimento a todos aqueles cujos exemplos e conhecimentos me fizeram caminhar na profissão, principalmente a meu pai, o engenheiro Luiz Venancio.