A edição 514 da revista Eletricidade Moderna traz o Prêmio de Qualidade 2017 e o Guia de Grupos Geradores.
Dentre seus artigos, merecem destaques.
Artigos que valem a leitura
1) Características, benefícios e aplicações de inversores matriciais
Esse artigo, de Mário Sérgio Di Grazia, da Yaskawa Elétrico do Brasil, aborda uma tecnologia diferente para inversores de freqüência.
Ele explica seu funcionamento e faz comparações referente às harmônicas entre as duas tecnologias, salientando as vantagens da tecnologia, conforme tabela abaixo, extraída da revista.
- Quem deve ler: Profissionais envolvidos em eficiência energética, redução de custos, gestores de energia de grandes consumidores e os engenheiros que trabalham com qualidade de energia Pág. 34 a 36
2) As tarifas de uso da rede para BT e os custos das distribuidoras
Esse artigo foi apresentado no Cired Workshop, realizado em Roma, Itália.
O artigo é tão bom que minha vontade era copiá-lo aqui 😆
O artigo foi escrito por Pavla Mandatova (Euroeletric), Marco Massimiano (Enel), Daphne Verreth (Enexis) e Carlos Gonzalez (Unesa).
Ok, mas … por que eu achei tão bom?
Primeiro: os autores tratam do assunto com ênfase que o mercado adora esquecer. Energia elétrica tem custo e as distribuidoras precisam ter receita para cobrir os custos e os investimentos.
Depois, também “arrebentam” quando chamam a atenção para o seguinte fato:
“… as tarifas volumétricas do uso da rede fornecem um incentivo distorcido para que os consumidores residenciais invistam na produção de energia e não estimulam o uso eficiente da rede.”
Gostou?
Provavelmente se o seu negócio é vender sistemas fotovoltaicos você não gostou; no entanto, se você ler o artigo, irá ver sentido na linha adotada.
Complementam, ainda, fazendo um estudo de caso tanto na Espanha quanto na Holanda e apresentam uma tabela de análise de diferentes tipos de tarifas em relação a determinados parâmetros como, abaixo reproduzido :
3) Na seção EM LINHA, temos mais um capitulo de terminologia técnica, do sempre exigente Paulo Barreto.
A Eletricidade Moderna 514 pode ser lida AQUI.