Sou Vinicius Ayrão, carioca, engenheiro eletricista, pai de PET e novamente, BLOGUEIRO!
O novamente BLOGUEIRO é porque o blog andou meio parado. Decidi que chegou a hora de retomar e acho importante dizer o motivo do blog existir. Aprendi que os motivos importam, e muito. Irei divagar e já peço paciência do meu(minha) caro(a) leitor(a).
Sabendo disso, você se organiza para visitar este espaço, no seu tempo também. a escrever em 2015, em uma período bastante delicado da minha vida A empresa que eu havia fundado, havia falido e não era um momento simples da minha vida. Para quem queria mudar o mundo, eu não tinha tido sucesso até aquele momento. Fiz isso antes de saber que existiam infoprodutos e que era possível viver de internet (pelo menos, dizem que é.
Comecei em uma publicação do Linkedin, no PULSE. E o texto, que falava sobre precificação em pequenas empresas de engenharia era uma pergunta recorrente nos grupos de e-mail e de WhatsApp de engenheiros. Grata surpresa, as pessoas leram. E descobri que escrever era minha terapia.
O curioso foi ter descoberto que meus conhecimentos poderiam auxiliar a diversas pessoas.
Descobri ainda que quanto mais eu escrevia, mais eu treinava um aprendizado contínuo. De algumas publicações no Linkedin para um blog foi um pulo. Comecei no domínio www.viniciusayrao.com, apenas com ferramentas gratuitas, esforço e uma (grande) ajuda do Paulo Leão, que prestava serviços já conhecido e que me auxiliou gratuitamente. A forma, originalmente mais amadora, passou para uma tentativa de profissionalização, afinal, precisava de Logo, Imagem, cores, essas coisinhas.
Com o passar do tempo, outras coisas demandaram a atenção, e principalmente pós Covid, o Blog ficou meio de lado. Não estamos mais em 2015. Os infoprodutos, os cursos on line e uma série de meios de se ganhar dinheiro on line surgiram. E percebi, na prática, que quantidade não vem necessariamente acompanhada de qualidade e profundidade. Praticamente informação sobre qualquer coisa está disponível na internet. Mas, o que é correto e o que é relevante sobre aquele assunto são coisas difíceis de afirmar.
Escrever, é óbvio, me trouxe louros. Dependendo do público sou reconhecido como especialista ou como influencer (odeio esse termo). Esse reconhecimento também traz responsabilidade e uma pergunta comum é: Como você chegou até aqui?
E para essa pergunta, eu não tenho resposta. Mas ao buscar a resposta, sei que houve a contribuição de um número absurdos de profissionais, que foram referência para mim e para minha geração de engenheiros. Profissionais que escreviam nas revistas disponíveis, que escreviam livros, que palestravam e vários que eu cruzei ao longo de minha carreira profissional, de clientes a fornecedores, sem contar meu mentor principal, meu pai, o Eng. Luiz Venancio, com quem eu tive o privilégio de trabalhar por quase 20 anos, com alguns momentos de interrupção. Na minha visão, a pureza de propósito dos blogueiros iniciais se perdeu.
Se no início eram AMADORES (no sentido daquele que se dedica a algo não por profissão, mas por diletantismo) Atualmente é um meio de escalar receita. Para isso, para escalar, as técnicas de alcance são mais importantes do que o conteúdo. E eu não gosto disso. Nos anos 80/90 os X-Men tinham um personagem que eu adorava, o Longshot. Eu tive minha adolescência nos anos 80/90, sou um NERD padrão da época. Os poderes do Longshot eram de alterar as probabilidades a seu favor (é, sorte mesmo) SE a motivação fosse pura.
Essa característica do Longshot sempre me fascinou. Coincidência ou não, a parte da minha carreira de escritor/palestrante/influenciador foi feita sem o foco no negócio (que eu nem sabia que era um negócio) O objetivo foi dividir aquilo que me tinha sido ensinado ou que eu tinha aprendido na ARENA da vida. Acredito que está na hora de retornar de forma mais ativa no compartilhamento de conhecimentos, com a mesma pureza de Longshot, torcendo para possuir o mesmo superpoder. .
Para isso, estou reCOMEÇANDO.
Se você leu até aqui, fica o convite para acompanhar a caminhada, ler, concordar, discordar e sugerir assuntos!
Quer ver uma resumão? Tá aqui: #conhecimentodivididomultiplica
Feito com Muita Cafeína por ProjetoCafé