XVI ENIE – Resumo análise das Palestras Edson Martinho – NBR 16384

A primeira palestra que vi foi apresentada pelo Edson Martinho, da Abracopel.

O tema foi o projeto de norma de segurança em eletricidade, NBR 16384. Na palestra, ele trata de como surgiu a ideia da norma, mostra a evolução dos choques elétricos e a linha de trabalho a ser seguida.

Ele explica o objetivo da norma, que até então eu realmente não tinha entendido. Estava achando que era mais uma daquelas normas que são redundantes.

O objetivo desta Norma é estabelecer regras para operação e realização de
serviços em instalações elétricas ou em suas proximidades de forma segura,
além de fornecer orientação para elaboração de um programa eficiente de
segurança em eletricidade para a execução dos serviços, bem como
organizar os aspectos humanos na intervenção destas instalações através de
um sistema de gerenciamento.

Foi importante?  Valeu o tempo?

Sim e sim. E Pq?

  • Bom, se você é engenheiro de manutenção, vai precisar conhecer a norma. Quer coisa melhor que as melhores práticas entregues de mão beijada para você?
  • Se você faz laudos e relatórios na área de NR-10, essa norma vai virar bibliografia obrigatória. Ou você vai partir do zero mesmo?
  • Se você é engenheiro de instalações, você precisa minimizar ao máximo riscos de acidentes com seus funcionários, ou seja, você precisa ler a norma e conhecer a norma.

E agora?

Fique de olho quando a norma vai ser publicada, estava em projeto ainda. Fique de olho também no site da Abracopel, pois eles deverão ter novidades.

Vinicius Ayrão

Vinicius Ayrão, carioca, apaixonado por energia elétrica, seus conceitos e práticas. Graduado em engenharia eletrotécnica, com pós em gestão de projetos e trajetória empreendedora.

Confraria | Comunidade VAF

On Demand | Consultoria

Oportunidades

Biblioteca do Engenheiro

Cursos

Nos Siga nas Redes Sociais

Conhecimento dividido multiplica!

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” Isaac Newton.

O nosso principal objetivo no blog é dividir e disseminar conhecimentos em instalações elétricas, solar FV, segurança em eletricidade e gerenciamento de projetos. É minha contribuição em reconhecimento a todos aqueles cujos exemplos e conhecimentos me fizeram caminhar na profissão, principalmente a meu pai, o engenheiro Luiz Venancio.