Chegou aqui agora?
Para facilitar o entendimento, tem um post anterior com conceitos mais gerais.
O conceito que você deve sempre lembrar:
Sem clientes não tem negócio, não tem contrato, não tem mesmo motivo para um serviço ou atividade existir.
O que não é Prospectar Clientes?
Estranhou começar pelo que não é?
É para trazer sua atenção! Na afobação de fechar negócios, a gente pode atropelar etapas mais estruturadas da atividade.
E é desta sequencia que se constrói a oportunidade de conseguir assinar o contrato.
Dá uma testada, seguindo as sugestões abaixo e depois conta nos comentários como foi com você, combinado?
Vamos repetir para esclarecer de vez
Prospectar não é vender!
Então o que é?
É a fase do relacionamento com o cliente em que se vai identificar quem são os possíveis interessados no que temos a oferecer.
Determinado o conjunto, fazer uma seleção da amostra inicial e definir como nos aproximar.
Observe abaixo o mapa mental, sempre ele, com a ênfase nas três etapas da prospecção
3.1 – Mapeamento
Uma pesquisa na internet, a conversa com amigos do setor, a participação nos grupos temáticos, nas redes sociais, tudo isso pode servir como fonte para o seu mapeamento.
Uma planilha com os dados principais que você obteve neste mapeamento é o resultado esperado deste mapeamento.
Lembre que os dados principais são os que você vai precisar para, dentro em breve, iniciar a abordagem.
3.2 Seleção
De posse da planilha que você gerou, estabeleça um conjunto para o início da abordagem, ou seja, faça a seleção definindo um outro conjunto, menor ,com mais chances de sucesso do que o anterior.
Você pode usar o critério de facilidade de acesso, por exemplo, ou seja aqueles contatos para os quais você tem os dados suficientes e necessários ao início das conversas.
Seleção pronta?
3.3 Abordagem
Você está bem perto de iniciar os contatos.
Segura aí sua ansiedade e pense em algum roteiro para estabelecer este primeiro “encontro”.
ilustração correio brasiliense
Você já “gastou” tempo para chegar até aqui.
Mas pode perder todo este esforço se a conversa virar um monólogo, ou seja, só você falando.
Na abordagem, o que de melhor você pode obter é o entendimento do que falta para seu possível cliente.
O importante é descobrir onde que o “sapato dele está apertando” para você depois elaborar aquela solução!
Para fechar a conversa:
Neste post detalhamos a primeira atividade de gestão de clientes que é a prospecção.
Mostramos sugestões das etapas da prospecção: mapeamento, seleção e a abordagem.
No próximo post avançaremos para a interação.
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