A Lumiere Eletric 222 traz artigos sobre energia solar, edifícios inteligentes, Proteção de descargas atmosféricas
Quais os principais artigos da Lumiere Eletric 222?
Edifícios inteligentes e o uso de BIG DATA
Nesse artigo, escrito por José Roberto Muratori, ele defende o uso do BIG DATA na automação predial. Faz uma análise de soluções possíveis e destaca também as dificuldades.
O artigo vale a leitura, pois com a velocidade que a tecnologia tem evoluído nos últimos anos, enxergar um mercado depois dos concorrentes pode ser uma falta grave para qualquer negócio.
Proteção de pessoas fora das estruturas
Nesse artigo do professor Hélio Eiji Sueda, da USP, ele trata da proteção de pessoas contra descargas atmosféricas fora das estruturas.
Ele informa que a comissão de estudos está se reunindo para análise de dois documentos, um baseado na IEC/TR 62713 e outro na IEC 62793.
Traz um resumo do que contém cada documento, fala de possíveis ações preventivas e locais onde aplicá-las.
O Paulo Fernandes tratou do assunto na ENIE (a análise da palestra você pode ver aqui).
O tema, no entanto, é bastante interessante. Em nossos grupos do Telegram, pelo menos uma vez por mês nos deparamos com a pergunta de algum colega de como proteger áreas externas, como quadras de condomínio, por exemplo.
Vale, e muito, a leitura do artigo.
Guia de Compras
Na parte do guia de compras, de novidade, vale destacar o Bus-way da Weg. Os demais anúncios, nenhuma novidade.
Energia Solar
A revista trás 2 artigos sobre energia solar, sendo um deles apresentando um estudo econômico financeiro.
Confesso que não gosto de estudo que trate de investimento que use pay-back simples, ainda mais para um investimento da ordem de 2,7 milhões.
Esse artigo foi escrito por professores e alunos do Centro Universitário do Sul de Minas e a parte técnica está muito bem escrita, minha crítica fica apenas para a análise financeira.
O outro artigo sobre energia solar trata do mercado propriamente dito, muito bem escrito também pela Luciana Freitas.
Melhor Artigo
Bom, o melhor artigo da revista é o do Edson Martinho, da Abracopel.
O motivo da escolha é simples. Ele trata de algo que do eletricista ao diretor de manutenção precisam se preocupar. SEGURANÇA ELÉTRICA.
Dessa vez, o Edson aborda o problema da comunicação. Destaca os pontos da NR-10 em que ela fala direta ou indiretamente sobre comunicação.
Em resumo, se você é um profissional da área de instalações elétricas, manutenção ou projeto, você pode não ler mais nada, mas esse artigo, SIM.
A Revista Lumiere Eletric 222 pode ser lida acesso interrompido por iniciativa da publicação.
4 respostas
No lugar de pay-back simples, deveria ser utilizado o que?
Johnny, desculpe a demora, mas seu comentário tinha ido para o Spam e só descobri hoje.
Eu considero que o Pay-back simples só serve para períodos menores que 1 ano, acima disso, prefiro o pay-back descontado.
Abraços,
Vinicius
Olá Vinicius, sou leitor das tuas publicações há pouco tempo, apesar disso já li o blog inteiro (antes de mudar o layout) e gostaria de parabenizar pelo empenho em compartilhar informações de qualidade.
Tenho uma sugestão para o site e uma dúvida:
A sugestão é voltar com a opção de ler as “postagens mais antigas” estava procurando o post da palestra que você realizou sobre custos e mão de obra e quase não achava (consegui clicando no menu instalações, mas não na pagina inicial).
A dúvida é “Confesso que não gosto de estudo que trate de investimento que use pay-back simples, ainda mais para um investimento da ordem de 2,7 milhões.”, quais seriam formas melhores para avaliar o investimento em energia solar?
Felipe, desculpe pela demora, foi para o Spam sua mensagem e só descobri hoje.
Quanto a sugestão, vou pedir para olharem isso, obrigado.
Quanto a sua pergunta, as principais formas de análise de investimentos são a TIR, (taxa interna de retorno), o VPL (valor presente liquido) e pay-back (simples ou descontado).
Futuramente estarei escrevendo sobre isso.
Abraços,
Vinicius