Confesso que peguei a revista O Setor Elétrico 130 meio desanimado. Começou devagar, nada que me chamasse a atenção.
Mas, melhorou e bem.
Fascículos
Geração Distribuída
O fascículo de geração distribuída trata de estabilidade em sistemas de distribuição com geração distribuída.
Geração distribuída é moda hoje. Todo mundo fala sobre isso. Com fotovoltaica então, é quase papo de botequim.
Mas, muito discuti-se sobre a ótica financeiro. E os impactos na operação do sistema elétrico de potência?
Esse artigo, escrito pelos Engenheiros Ederson Pereira, Luciano Pfitscher, Rodrigo Padilha e Daniel Bernardon está bem escrito e tratando de um assunto que talvez estejamos relegando.
Iec-61439-2
Esse artigo é um daqueles que complica a minha leitura. Tenho que procurar um monte de outras literaturas para não ter um entendimento errado.
Bom, o Nunziante Graziano trata da Norma IEC 61439-2, que é base da nossa nova NBR IEC 61439-2, que foi publicada em 12/2016.
O ideal é que eu estivesse com a NBR em mãos, para poder acompanhar a leitura, mas, essa ainda não entrou na minha lista de compra.
O texto está bem escrito, já característica do Nunziante, e esclarece uns pontos interessantes, principalmente no que pode ser de comum acordo entre o fabricante e o montador.
Vale a leitura, principalmente para quem projeta e especifica, na esperança de que aquele caos que são as especificações de quadros para atender a 60439 não ocorra novamente.
Curto-circuito para a Seletividade
O Cláudio Mardegan fala de fontes de curto-circuito. Sabe aquela leitura rápida que você faz, no café da manhã, antes de pegar no batente?
Não é essa.
Muito legal o artigo, pelo menos para quem não é um especialista nessa área, mas é uma leitura mais pesada. Leia e guarde o artigo para futuro.
Se você for estudante de graduação, deve ler. Provavelmente melhor exemplificado que muita literatura técnica disponível no mercado.
Aula Prática
O Artigo de Cornelius Plath e Martin Anglhuber fala sobre Medições para Diagnósticos em Transformadores de Potência.
O artigo é muito interessante, mas foge um pouco da minha área de atuação, e provavelmente da maioria dos engenheiros eletricistas.
Para quem trabalha em transformadores de potências maiores que 25MVA ou tensões iguais ou superiores a 69kV, a leitura é importante. Para os outros, vale pelo conhecimento, mas não tem uma aplicação imediata.
Melhor Artigo da Revista – Espaço 5419
O melhor artigo da revista é o do Espaço 5419, do Normando Alves, diretor da Termotécnica.
E, por que? A comunidade de instalações de forma geral sempre tratou SPDA como uma disciplina meio a parte do projeto de instalações em si.
Com a última revisão, no meu entender, o projeto de SPDA (na verdade de PDA) ficou mais complexo, exigindo um engenheiro com um nível de especialização razoável.
No entanto, ficou impossível se executar um PDA sem uma interface com as instalações elétricas. Então, mesmo que você compartilhe da minha opinião da necessidade do especialista, você precisa de um conhecimento básico para projetar a sua instalação elétrica.
Normando trata das perguntas mais comuns, como:
“Por que a norma não especificava corretamente os cabos, as hastes de aterramento, a galvanização a fogo, etc”? ou
É obrigatório atualizar a instalação existente que estava de acordo com a norma anterior?
Outros itens legais para ler
O Jobson Modena faz um questionário sobre conhecimentos na revisão atual da 5419 (não fiz, medo de chegar a conclusão que estou no inicio ainda :)).
Em tempos de preocupação com custos, geração distribuída e outras coisas, é muito legal quando alguém fala o óbvio. Foi o que o José Starosta fez.
‘… o investimento para se economizar “um”kWh é bem menor que aquele para gerá-lo pelas tais fontes renováveis.”
Temos ainda um artigo sobre instalações Ex, não faço juízo de valor pois isso não é minha praia e também sobre instalações temporárias, esse último do João Barrico.
O Setor Elétrico 130 pode ser visto AQUI.
Boa leitura.
#conhecimentodivididomultiplica