Chegou aqui agora?

Então dá uma olhada que tem mais posts de gestão de negócios no blog.
Por exemplo, temos uma serie de gestão de clientes, tá?

Vamos desembaralhar a  “sopa de letras”

 Algumas ferramentas de gestão são conhecidas por um conjunto de letras.

Portanto, vamos desembaralhar os conceitos para facilitar a utilização no nosso segmento de energia solar/FV.

A ideia é simplificar: conteúdo enrolado tem muito por aí 

Pixabay ArekSocha

 Mãos a obra!

PDCA,  o que é?

É uma ferramenta, dentre outras, de gestão empresarial.
Pode ser empregada também na gestão de projetos, de processos, enfim tem diversas aplicações. 

Você, como eu e a maioria das pessoas, consegue reter melhor o conceito quando a associado à uma imagem, não é? Favorece também a memorização!

Por isto, logo abaixo tem uma figura para exemplificar o que é o PDCA.

Pixabay Pete Linforth

E o que significa cada uma das letras? 

P para Plan 

D para Do

C para Check

A  para Act no termo em inglês  e

P para Planejar,

D para Fazer, 

C para Controlar  e

A para Agir trazendo para o português

Vamos definir melhor:

Considere que

Então, por exemplo, você deseja iniciar atividades de projetos elétricos de solar/FV.
Na categoria de projetos elétricos, fechamos ainda mais o objetivo: vamos explorar a Especificação de componentes da instalação. 

Este será o objetivo principal do seu planejamento:  Especificação de componentes do seu projeto elétrico de solar/FV.

Bora começar!?

Pixabay 95C

Mãos na massa:

estabelecendo o que se faz em cada “letra” do ciclo

P = Planejar

→Pode ser no papel, pode ser digital. O que não pode é não fazer ou deixar tudo na cabeça!

→Estabeleça a ordem de prioridades das atividades, determine prazo, lembre também dos recursos necessários.

É na fase de planejamento que se definem os aspectos de segurança, do desempenho a atingir, das equipes, do perfil de cada integrante da equipe, de quanto $$ é necessário; como que uma atividade libera a outra e assim por diante.
Sem correria, sem atropelar.
Faça seu documento, reveja, pesquise, troque ideias com colegas do setor mais experientes. Eles podem trazer aquele item que faltou e que vai fazer toda a diferença depois, combinado?

D = Fazer

→Planejamento redondinho? Então é começar a agir, a fazer mesmo a atividade.

→Observe sempre o que você planejou que é o seu “mapa de navegação”

 C = Controlar

→Foi encontrando diferenças entre o que você planejou e o que está acontecendo na execução? Ôpa, oportunidade!

→Registre o melhor possível o desvio, possíveis causas, consequências e medidas que adotou para reverter a situação. 

A = Agir

→Os desvios identificados e demais anotações que você fez durante o controle devem ser refletidos em ações.

→É o que se chama de Plano de Ação, ou seja, podem ser otimizadas as providências que você tomou? Como fazer para implementar melhorias e reduzir problemas?  

Resumindo: 

para um objetivo, o ciclo PDCA acontece diversas vezes.

E qual é a cara do PDCA qual é ? 

Numa versão simples, num software destes de desenhos básicos, você pode fazer um esquema assim, por exemplo:

Em cada quadrante é só “puxar” caixas de texto e ir preenchendo.

O que vai contar mesmo é o que você vai inserir em cada quadrante, tá?

 Dúvidas até aqui? Retorna a leitura, se for o caso, e depois vamos adiante!

Reforçando as etapas do PDCA

  1. Definir o objeto da sua analise
  2. Preencher as etapas de acordo com a categoria : planejar, fazer, controlar e agir

Lembretes úteis

Quadros de retângulo quadrado de papel Post-it Note, outros, diversos,  ângulo, texto png | PNGWing

Vamos considerar que

PLANEJAR :

  1. É o que define sentido e direção para atingir seu objetivo. Quanto melhor for, melhor será o resultado.
  2. Faça, confira, peça opinião, reveja. Nesta fase tudo custa muito menos e previne muita dor de cabeça.

FAZER:

  1. O planejamento não pode durar para sempre né? Levante da cadeira e “mãos a obra”.
  2. Mantenha a atenção no que planejou e no que acontece? Há desvios

CONTROLAR:

  1. O planejamento amadurece com o resultado do controle da execução. É do controle que o conhecimento do que “saiu diferente” aparece!
  2. Mantenha a atenção no que planejou e no que acontece? Há desvios? Registre em que ponto foi, em que atividade e qual foi a resposta dada naquele momento.

AGIR

  1. Com os registros obtidos na fase de controle, quais os procedimentos que podem/serão adotados?
  2. Pode definir, por exemplo, que os desvios do tipo X serão admitidos, os do tipo Y serão tratados da forma Z e os do tipo K serão o gatilho para impedir a continuidade dos trabalhos

Percebeu que ao passar pela fase de AGIR você já começou a fase de PLANEJAR? E que na fase de FAZER você também está na fase de CONTROLAR?

Tudo está interligado e a separação é de caráter didático mesmo.

Na teoria a prática é outra, como você sabe

Para fechar a conversa:

Neste post detalhamos o ciclo PDCAesperando ter alcançado nosso objetivo.

Mostramos exemplos e etapas

Ah e se você não sabe o que é Comissionamento, acompanha aqui que tem post do serviço.