Chegou aqui agora?
Então dá uma olhada que tem mais posts de gestão de negócios no blog.
Por exemplo, temos uma serie de gestão de clientes, tá?
Começando a desembaraçar “sopa de letras”
O objetivo é apresentar uma visão básica, incluindo ferramentas, para utilização no nosso segmento de energia solar/FV. Então aqueles conceitos arrumadinhos e de nariz empinado você NÃO ENCONTRA por aqui, combinado?
Mãos a obra!
SWOT ou FOFA, o que é?
É uma ferramenta, dentre outras, de analise e que auxilia no planejamento estratégico para a tomada de decisão.
A gente sabe que as imagens condensam e simplificam vários conceitos, além de favorecer a memorização.
Por isto, traçar uma matriz representando a categorização dos diversos aspectos envolvidos vai clarear os próximos passos.
E o que significa o nome SWOT/FOFA?
S para Strengths,
W para Weaknesses
O para Opportunities e
T para Threats no termo em inglês
F para Forças,
O para Oportunidades,
F para Fraquezas e
A para Ameaças no termo em português
Vamos definir melhor:
Você vai pensar direitinho
- o que são as suas forças,
- quais as suas oportunidades,
- seus pontos fracos ou fraquezas e
- o que pode representar ameaças!
Então, por exemplo, você está avaliando começar a explorar uma outra atividade no seu negócio.
Pensando em oferecer, neste caso, serviços de Comissionamento de Instalações.
Este será o objetivo principal do seu planejamento: Serviços de Comissionamento de Instalações.
Então, para oferecer este serviço, o que são as suas forças, fraquezas, as oportunidades e quais as ameaças.
Mãos na massa:
Strengths/Forças
→Pode ser, por exemplo, sua experiência profissional anterior, quando participou deste tipo de atividade de engenharia anteriormente. Ou que algum integrante da sua equipe possua este conhecimento. É uma força!
→Você fez recentemente uma formação livre, um curso de Comissionamento e com base neste conhecimento adquirido está em condições de praticar. Força!
Estes são alguns pontos a considerar na sua análise.
Weaknesses/Fraquezas
→Invertendo os exemplos anteriores, a ausência de uma experiência profissional sua ou da sua equipe pode ser uma fraqueza para enfrentar os desafios.
→A falta de uma rotina de aprimoramento, de aquisição de conhecimentos, vai “jogar contra” porque, de fato, você poderá desconhecer as etapas a cumprir para realizar a contento o serviço a que está se propondo. Fraqueza!
Opportunities/Oportunidades
→Com o crescimento do mercado de energias renováveis, especialmente de solar/FV haverá maior demanda pelas atividades de Comissionamento, o que vai contribui para trazer mais negócios. Ôpa, oportunidade!
→Pesquisando, você verificou que não há boa capacitação de profissionais no segmento, logo, quem possui as competências sai na frente para formalizar propostas e trazer a SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Threats/Ameaças
→Outros profissionais do setor também comentam nos grupos técnicos da intenção de explorar a atividade. Pode haver maior concorrência. Aumento na concorrência? A.m.e.a.ç.a!!
→Conversando com seus atuais clientes você percebeu que eles não valorizam a atividade, entendem como desnecessária e, por isto, não tenham a intenção de contratar este serviço a médio prazo.
Resumindo:
para um objetivo, procure listar vários pontos que possam integrar cada um dos quatro eixos da matriz!
E qual é a cara desta matriz SWOT/FOFA ?
Papel ou Digital? Você decide!
Para alguns o papel ainda é fundamental (estou neste grupo) hehe
Pega então o quadro abaixo, imprime ou copia e vai preenchendo
Tenha como meta obter um resultado final “enxuto” em que os termos que você adotou remetem para o significado exato do que pensou.
É importante pensar bem nas palavras para depois não ficar naquela dúvida: o que será que isto queria dizer mesmo?
E no digital, como fica?
Como é um esquema simples, a maioria dos softwares serve.
O quadro a seguir foi criado num destes, para desenho, bem simples.
Em cada quadrante é só puxar caixas de texto e ir preenchendo.
O que vai contar mesmo é o que você vai inserir em cada quadrante, né?
Dúvidas até aqui? Retorna a leitura, se for o caso, e depois vamos adiante!
Reforçando as etapas da analise SWOT/FOFA
- Definir o objeto da sua analise
- Preencher os quadrantes de acordo com a categoria : força, oportunidade, fraqueza e ameaça
Lembretes úteis
Vamos considerar perguntas para facilitar o preenchimento de cada quadrante?
FORÇAS :
- Quais são os pontos fortes da sua empresa/ de você, neste caso?
- Como você vê isso mudando no futuro?
OPORTUNIDADES
- Com ajustes simples ou pequenos investimentos, como você consegue crescer?
- É possível desdobrar o objeto presente em outros/novos segmentos no futuro?
FRAQUEZAS
- Se você fosse a concorrência, o que apontaria como pontos fracos nestes serviços da sua empresa?
- Quais são os mais importantes? Como fazer para superar?
AMEAÇAS
- Quais fatores podem pressionar o crescimento do seu negócio ou o fluxo de caixa?
- Quais dessas ameaças você pode controlar? E quais dessas não é possível ?
Repare que vale tanto para fatores internos como para fatores externos, combinado?
Quanto mais abrangente sua listagem de fatores, maior o guarda-chuva
Matriz definida? Como prosseguir?
Com um Plano de Ação
Com base na analise do que você traçou é o momento de fazer o seu plano de ação.
Vai seguir adiante e vai mesmo explorar o serviço de Comissionamento, aqui no nosso exemplo, porque concluiu que reúne as condições para explorar o negócio que estudou.
Ou vai estabelecer uma sequencia de pontos necessários antes de prosseguir?
Fazer esta reflexão já vai trazer uma serie de melhorias, com o entendimento do seu negócio, da sua posição de mercado, das suas competências e desejos de conquista.
Só por isto, já valeu e o seu negócio tem mais chances de prosperar!
Para fechar a conversa:
Neste post detalhamos a analise SWOT/FOFA esperando ter alcançado nosso objetivo.
Mostramos exemplos e etapas : Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Ah e se você não sabe o que é Comissionamento, acompanha aqui que tem post do serviço.