Chegou aqui agora?

Então dá uma olhada que tem mais posts de gestão de negócios no blog.
Por exemplo, temos uma serie de gestão de clientes, tá?

Começando a desembaraçar “sopa de letras”

 O objetivo é apresentar uma visão básica, incluindo ferramentas, para utilização no nosso segmento de energia solar/FV. Então aqueles conceitos arrumadinhos e de nariz empinado você NÃO ENCONTRA por aqui, combinado?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mãos a obra!

 

SWOT ou FOFA,  o que é?

É uma ferramenta, dentre outras, de analise e que auxilia no planejamento estratégico para a tomada de decisão. 

A gente sabe que as imagens condensam e simplificam vários conceitos, além de favorecer a memorização.

Por isto, traçar uma matriz representando a categorização dos diversos aspectos envolvidos vai clarear os próximos passos.

E o que significa o nome SWOT/FOFA

S para Strengths,

W para Weaknesses

O para Opportunities e

para Threats  no termo em inglês

F para Forças,

O para Oportunidades, 

F para Fraquezas  e

A para Ameaças no termo em português

 

Vamos definir melhor:

Você vai pensar direitinho

 

Então, por exemplo, você está avaliando começar a explorar uma outra atividade no seu negócio.
Pensando em oferecer, neste caso, serviços de Comissionamento de Instalações. 

 

Este será o objetivo principal do seu planejamento: Serviços de Comissionamento de Instalações.

Então, para oferecer este serviço, o que são as suas forças, fraquezas, as oportunidades e quais as ameaças.

 

Mãos na massa:

 

Strengths/Forças

→Pode ser, por exemplo, sua experiência profissional anterior, quando participou deste tipo de atividade de engenharia anteriormente. Ou que algum integrante da sua equipe possua este conhecimento. É uma força!

→Você fez recentemente uma formação livre, um curso de Comissionamento e com base neste conhecimento adquirido está em condições de praticar. Força!

Estes são alguns pontos a considerar na sua análise.

Weaknesses/Fraquezas

→Invertendo os exemplos anteriores, a ausência de uma experiência profissional sua ou da sua equipe pode ser uma fraqueza para enfrentar os desafios.

→A falta de uma rotina de aprimoramento, de aquisição de conhecimentos, vai “jogar contra” porque, de fato, você poderá desconhecer as etapas a cumprir para realizar a contento o serviço a que está se propondo. Fraqueza!

 

Opportunities/Oportunidades

→Com o crescimento do mercado de energias renováveis, especialmente de solar/FV haverá maior demanda pelas atividades de Comissionamento, o que vai contribui para trazer mais negócios. Ôpa, oportunidade!

→Pesquisando, você verificou que não há boa capacitação de profissionais no segmento, logo, quem possui as competências sai na frente para formalizar propostas e trazer a  SATISFAÇÃO DO CLIENTE

 

Threats/Ameaças

→Outros profissionais do setor também comentam nos grupos técnicos da intenção de explorar a atividade. Pode haver maior concorrência. Aumento na concorrência? A.m.e.a.ç.a!! 

→Conversando com seus atuais clientes você percebeu que eles não valorizam a atividade, entendem como desnecessária e, por isto, não tenham a intenção de contratar este serviço a médio prazo. 

Resumindo: 

para um objetivo, procure listar vários pontos que possam integrar cada um dos quatro eixos da matriz! 

 

E qual é a cara desta matriz SWOT/FOFA ? 

 

Analise SWOT/FOFA

 

Papel ou Digital? Você decide!

Para alguns o papel ainda é fundamental (estou neste grupo) hehe

Pega então o quadro abaixo, imprime ou copia e vai preenchendo

Tenha como meta obter um resultado final “enxuto” em que os termos que você adotou remetem para o significado exato do que pensou.

É importante pensar bem nas palavras para depois não ficar naquela dúvida: o que será que isto queria dizer mesmo? 

E no digital, como fica?

Como é um esquema simples, a maioria dos softwares serve.
O quadro a seguir foi criado num destes, para desenho, bem simples.

 

Em cada quadrante é só puxar caixas de texto e ir preenchendo.

O que vai contar mesmo é o que você vai inserir em cada quadrante, né?

 

 

 

 

 

Dúvidas até aqui? Retorna a leitura, se for o caso, e depois vamos adiante!

 

Reforçando as etapas da analise SWOT/FOFA

  1. Definir o objeto da sua analise
  2. Preencher os quadrantes de acordo com a categoria : força, oportunidade, fraqueza e ameaça

 

Lembretes úteis

Quadros de retângulo quadrado de papel Post-it Note, outros, diversos,  ângulo, texto png | PNGWing

Vamos considerar perguntas para facilitar o preenchimento de cada quadrante?

FORÇAS :

  1. Quais são os pontos fortes da sua empresa/ de você, neste caso?
  2. Como você vê isso mudando no futuro?

OPORTUNIDADES

  1. Com ajustes simples ou pequenos investimentos, como você consegue crescer?
  2. É possível desdobrar o objeto presente em outros/novos segmentos no futuro?

FRAQUEZAS

  1. Se você fosse a concorrência, o que apontaria como pontos fracos nestes serviços da sua empresa?
  2. Quais são os mais importantes? Como fazer para superar?

AMEAÇAS

  1. Quais fatores podem pressionar o crescimento do seu negócio ou o fluxo de caixa?
  2. Quais dessas ameaças você pode controlar? E quais dessas não é possível ?

Repare que vale tanto para fatores internos como para fatores externos, combinado?

Quanto mais abrangente sua listagem de fatores, maior o guarda-chuva 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matriz definida? Como prosseguir?

Com um Plano de Ação

Com base na analise do que você traçou é o momento de fazer o seu plano de ação.

Vai seguir adiante e vai mesmo explorar o serviço de Comissionamento, aqui no nosso exemplo, porque concluiu que reúne as condições para explorar o negócio que estudou.

Ou vai estabelecer uma sequencia de pontos necessários antes de prosseguir?

Fazer esta reflexão já vai trazer uma serie de melhorias, com o entendimento do seu negócio, da sua posição de mercado, das suas competências e desejos de conquista.

Só por isto, já valeu e o seu negócio tem mais chances de prosperar!

 

Para fechar a conversa:

Neste post detalhamos a analise SWOT/FOFA esperando ter alcançado nosso objetivo.

Mostramos exemplos e etapas : Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Ah e se você não sabe o que é Comissionamento, acompanha aqui que tem post do serviço.