Por que fazer a gestão de clientes?
Pode parecer evidente, mas não custa reforçar
Sem clientes não tem negócio, não tem contrato, não tem mesmo motivo para um serviço ou atividade existir.
Por que não fazer?
Novamente, pode parecer evidente mas não custa reforçar
A gente acaba por “enfiar a cabeça” no dimensionamento, nos esquemas de ligação, na especificação, nas normas técnicas…
Fica tão envolvido que o dia, a semana, o mês acabam e você não fez nenhum contato com seus clientes.
Acontece ou não?
Fazer acontecer
Então, para fazer acontecer, a gente precisa INCLUIR no planejamento das tarefas, a gestão do cliente ou CRM como também é conhecido:
Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente. Estas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as campanhas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa. fonte: Wikipedia
Pontapé inicial
Tudo começa pelo entendimento das atividades envolvidas no CRM para o SEU negócio no tamanho atual.
Repare: se você é EUQUIPE ( só você para tudo), ou se você acabou de iniciar sua empresa, o seu capital para investir em ferramentas é menor do que para as maiores empresas do setor de solar/FV.
Por isto, não se atrapalhe querendo tudo ao mesmo tempo.
A sugestão é o foco naquilo que pode trazer resultado mais imediato e, partindo deste resultado, você vai ampliando o horizonte, combinado?
Ferramenta gratuita de planejamento
Quem é meu aluno sabe o quanto eu utilizo a ferramenta MAPA MENTAL
Dá uma olhada num exemplo:
Não se assuste! É só um exemplo
Os mapas mentais são imagens que representam com detalhes o relacionamento conceitual entre uma ideia ou conceito principal e suas partes mais importantes.
Trata-se de uma ferramenta para dar forma e contexto, expressando hierarquias e facilitando a visão do todo e, também, da memorização.
Depois que você começa a usar, como acontece deste de que o Tony Buzan nos “deu” essa ajuda, você se acostuma e passa a adotar. Facilita muito para traçar o planejamento para alcançar objetivos específicos.
Basta ter papel e caneta para começar.
Destrinchando o CRM
De maneira geral, a gestão com o cliente pode se dar em quatro principais frentes
Prospecção
Interação
Proposição
Satisfação
Para fechar a conversa
Neste post vimos o conceito da gestão de clientes, CRM; as razões de fazer e não fazer; a ferramenta mapa mental e as principais frentes de planejamento das ações de CRM
No próximo post vamos detalhar um pouco mais cada uma delas.
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