Chegou aqui agora?
Para facilitar o entendimento, dá uma olhada no post anterior. Para pegar desde o início, clica aqui
Podemos seguir??
Prospecção de cliente concluída, conjunto selecionado e abordagem planejada, certo?
Interação – momento de conversar com seus possíveis clientes
Nesta fase, com a abordagem consolidada na sua cabeça, você vai começar a por “a mão na massa”.
Vai fazer os contatos e iniciar as conversas, dirigindo o assunto para os pontos que você considerou no seu planejamento.
Se você fizer alguns ensaios, antes de começar de fato, você só tem a ganhar. Poderá ajustar o tom da sua voz, a sequência da conversa e estará mais focado quando acontecer pra valer, combinado?
Vamos repetir também aqui
Interagir não é vender!
Então o que é?
É a fase de estabelecer o contato com o universo de possíveis clientes.
Portanto, você vai propor, vai trazer alguns estímulos para que o outro lado da conversa possa contar para você qual é o tipo de problema que ele tem e que precisa de solução. Vai verificar se o seu planejamento é eficiente ou que precisa de ajustes.
Observe abaixo o mapa mental, sempre ele, com a ênfase nas três etapas da interação
1 – Meio
Telefone, aplicativo de mensagens, e-mail…
Como ESTE possível cliente prefere receber o contato. Para cada conversa, para cada um deles pode ser diferente o meio preferencial de acesso.
Verificar é demonstrar o interesse pelo relacionamento e você deseja que esse interesse seja notado, não é?
2 Autorização
Se você não se aborrece em receber propostas que você não pediu, parabéns! (he he)
A maioria se aborrece e muito. Então, para reforçar a demonstração de manter a relação comercial em bons termos, obtenha, tão logo possível, a autorização para contatos.
Concentre os esforços em obter os dados suficientes e necessários para seu objetivo.
Especialmente após entrar em vigor a Lei 13709 LGPD (lei geral de proteção de dados) é fundamental manter sua base de dados de contatos conforme a legislação e as boas práticas.
Tenha em mente que você é responsável pela manutenção das informações assegurando que se mantenha resguardada de ataques e invasões mal intencionadas.
Dúvidas até aqui? Retorna a leitura se for o caso e depois vamos adiante!
3 Conhecimento
Você realizou os contatos, conferiu que o seu planejamento de ações está “redondo”.
Obteve a autorização para o prosseguimento da relação comercial.
Então, é a fase de registrar com detalhes as diversas oportunidades que cada contato trouxe.
Ao final da fase de interação você deve ter o CONHECIMENTO do que precisa ser apresentado ao “quase” cliente para o tão sonhado “fechamento da proposta”.
Vai saber que cada problema que contaram, cada dificuldade, cada obstáculo é, para você, uma enorme chance.
A chance de apresentar a solução diferenciada das demais que o mercado mostra por aí.
É o melhor caminho para trazer o resultado que você pretende.
Você vai se posicionar de forma diferente, sem aquela receita pronta.
Para fechar a conversa:
Neste post detalhamos a segunda atividade de gestão de clientes que é a interação.
Mostramos sugestões das etapas da interação: meio, autorização e o conhecimento.
No próximo post avançaremos para a proposição.
2 respostas